Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

12/julho/2009

"Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban" (2004)
Título Original: Harry Potter and the Prisioner of Azkaban
Direção: Alfonso Cuarón
Roteiro: Steven Kloves, baseado no livro de J.K. Rowling
Produção: David Heymann
Música: John Williams
Custo: US$ 130 milhões
Arrecadação: US$ 796 milhões

-Foi indicado a dois Oscars: Melhores Efeitos Especiais e Melhor Trilha Sonora

-Michael Gambon substitui Richard Harris como o personagem Alvo Dumbledore, devido à morte de Harris no final de 2002. Ian McKellen e Christopher Lee estiveram cotados para o papel.

-Ewan McGregor esteve cotado para interpretar Remus Lupin em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban.

-Emma Thompson aceitou interpretar a Prof. Trelawney atendendo ao pedido de sua filha de 4 anos.

- A equipe de efeitos especiais de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban levou 6 meses até criar o visual definitivo dos Dementadores. Originalmente, Alfonso Cuarón se assutava com a idéia de usar CGI, e queria usar técnicas mais tradicionais como fantoches. Eles tentaram uma técnica básica com um dementador fantoche flutuando ao vento, mas não ficaram satisfeitos da forma que ficou. O apresentador de fantoches Basil Twist mostrou a eles uma técnica que envolvia colocar o fantoche na água e filmar tomadas em câmera lenta com o filme voltando. Eles gostaram da maneira que ficou, mas compreenderam que isso seria impossí­vel de se fazer, então no final eles decidiram usar CGI para criar os dementadores.

-A música que o coro canta no Salão Principal ("Double, Double; Toil and Trouble...") veio da peça Macbeth, na qual é usada por três bruxas para amaldiçoar o futuro Rei da Escócia. Comenta-se que William Shakespeare pediu o feitiço para bruxas de verdade e, por isso, "dá azar" interpretar Macbeth no teatro. "O prisioneiro de Azkaban" foi o filme com menos bilheteria.

-As gravações de “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” começavam oficialmente em 17 de fevereiro, mas Daniel Radcliffe já havia gravado, alguns dias antes, as cenas em que chamava, acidentalmente, o Nôitibus Andante.

-Este é o primeiro filme da série Harry Potter dirigido pelo mexicano Alfonso Cuarón, pois Chris Columbus decidiu se afastar devido ao desgate provocado por realizar seguidamente filmes da série.

-Comenta-se que existia uma cláusula no contrato do diretor Alfonso Cuarón que o proibia de falar palavrões no set de filmagens.

-Steven Spielberg, que havia sido cotado para dirigir o primeiro filme da série, deixou claro que aceitaria dirigir Harry potter e o Prisioneiro de Azkaban, por acha-la uma história mais misteriosa e complexa, mas acabou não sendo chamado. Além dele, Kenneth Branagh ( que interpretou o Prof. Gilderoy Lockhart no segundo filme da série, Guillermo del Toro (que preferiu trabalhar na adaptação dos quadrinhos Hellboy), Marc Forster (que preferiu dirigir Em Busca da Terra do Nunca) e Collie Khouri estiveram cotados para dirigir o filme.

-Na cena em que Lupin (David Thewlis) liga um gramofone ao ensinar os alunos como lutar contra o bicho papão, pode-se ler Thewlis.

-As tatuagens de Sirius Black foram baseadas em gangs das prisões russas e indicam que a pessoa que deve ser temida e respeitada.

-Numa fonte próxima a entrada de Hogwarts, existem várias estátuas de águias comendo serpentes: esta é uma referência que Alfonso Cuarón faz à imagem que aparece na bandeira do seu país, o México.

-Para familiarizar-se com os três atores principais, o diretor pediu que cada um deles escrevesse uma redação, em primeira pessoa, sobre seus personagens:

* Emma Watson, agindo como Hermione, escreveu 16 páginas.
* Daniel Radcliffe escreveu somente uma página.
* Rupert Grint esqueceu de fazer a redação.


-Quando aparece o Mapa do Maroto pela primeira vez, ele mostra Newt Scamander, escritor do livro Animais Fantásticos e Onde Habitam, mesmo ele não sendo professor em Hogwarts.

-Um incêndio, próximo ao viaduto de Glenfinnan, na Escócia, atrasou as gravações das cenas do Expresso de Hogwarts.

- Quando Harry ganha o Mapa do Maroto dos gêmeos de Weasley, o nome "Moony” (Aluado, que é o apelido de Lupin na versão brasileira) está escrito como "Mooney": não é um erro, mas uma piada com o Supervisor dos Efeitos do Visuais, Karl Mooney

-Na cena em que Harry se aproxima de Bicuço, o animal está defecando: isto não costuma ser mostrado nos filmes, principalmente porque o personagem foi feito por computação gráfica.

- Foi o filme que eu menos gostei a princípio. Lembro que saí detestando "O Prisioneiro de Azkaban" mortalmente, porque tinha acabado de ler o livro à altura do lançamento. Precisei de uma segunda sessão,e aí sim apreciei toda a maravilha que o filme é. Artisticamente, ainda é o melhor da série.



Home Voltar à Curiosidades

0 comentários: